Central de Atendimento: (16) 3610.9451

Política de Qualidade

O Laboratório Dr Coutinho possui um Sistema de Gestão da Qualidade em conformidade com as mais recentes exigências governamentais para funcionamento dos laboratórios clínicos.

A qualidade dos serviços prestados pelo Laboratório Dr Coutinho é garantida pela qualificação e treinamento contínuo de toda a equipe, implementação de sistemáticas de controles internos em todos os exames, participação em programas externos da qualidade, padronização de nossos processos, acompanhamento e avaliação dos processos através de indicadores de desempenho, dentre outras atividades.

Para monitorarmos o processo na fase analítica e assegurar a confiabilidade de nossos resultados, usamos rotinas de Controle Interno da Qualidade e participamos de programas de Controle Externo da Qualidade.

O Controle Interno é o material de referência (amostras controles caseiras ou comerciais), responsável pelo monitoramento freqüente da reprodutibilidade da fase analítica, identificando e eliminando erros inerentes ao processo das análises das amostras.

Os Programas de Controle Externos da Qualidade (Ensaios de Proficiência) têm a finalidade de determinar o desempenho da fase analítica dos ensaios em comparação com os outros laboratórios. São avaliações de resultados obtidos pelo laboratório através da análise de amostras que simulam pacientes, resultando em estudos estatísticos e análise por um grupo de assessores que apontam o desempenho global dos participantes. Juntamente com o Controle Interno e com o comprometimento com a qualidade da gestão, vêm garantir a confiabilidade dos resultados do Laboratório Dr Coutinho.

A administração do laboratório Dr Coutinho expressa no MANUAL DA QUALIDADE o seu comprometimento e a Política da Qualidade, em conformidade com as BPLC - Boas Práticas de Laboratórios Clínicos, e assegura como norma dogmática a observância da qualidade em todas as ações e procedimentos. A existência de um MANUAL DA QUALIDADE DO LABORATÓRIO CLÍNICO está implícita no sistema gerencial das empresas de modo geral (documento ISO 15.189), e nas BPLC. É exigência explicita das autoridades sanitárias (CVS 13/2005 - SP item IV.48), das organizações de acreditação (PALC 2007), e está contida na norma NBR 14.500 - 2.000 da ABNT.

A Política da Qualidade está consubstanciada nos postulados de MISSÃO, VISÃO, COMPROMISSOS e METAS.

Missão

O Laboratório Dr Coutinho é um laboratório autônomo inserido no sistema comunitário de saúde com o objetivo de prestar serviço auxiliar de diagnóstico médico. A atividade fim é realizar exames laboratoriais e pesquisas clínicas a pedido médico nos clientes que, por livre escolha, prestigiam o serviço.

O laboratório está bem adequado à sua função, com particularidades diferenciais, de supervisão médica constante, de modo a configurar um autêntico serviço de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial. Acresce atendimento cortez, profissional e ético, com preocupação constante com a evolução pessoal e tecnológica.

Visão

Preservação de sua função diferenciada, e profissionalmente supervisionada, melhoria contínua, visando adaptação aos novos tempos, com novos conceitos, novos contratos, e preocupação com a gestão e melhoria contínua da qualidade.

Compromissos

O Laboratório Dr Coutinho preserva seus compromissos com a busca da excelência da assistência e garantia da qualidade, desenvolvimento dos recursos humanos e materiais, e preocupação com o meio ambiente.
- Não discriminação: idêntico atendimento e qualidade, independentemente da categoria do cliente;
- Respeito dos direitos plenos do paciente à informação fidedigna;
- Confidencialidade;
- Atualização das tecnologias e recursos humanos à altura das necessidades do serviço;
- Reconhecimento e valorização dos profissionais colaboradores, de acordo com suas características pessoais e empenho;
- Promoção de oportunidades educacionais;
-Estímulo à administração participativa, atribuição de responsabilidades, autonomia nas decisões setoriais;
- Educação sobre Qualidade como um componente essencial da formação desenvolvimento profissional;
- Zelo pelo patrimônio e imagem do laboratório.

Metas

- Assegurar a qualidade do serviço;
- Minimizar a ocorrência de erros;
- Ações corretivas e preventivas imediatas;
- Manter atualizado o Manual de Normas e Procedimentos;
- Educação continuada;
- Monitorar satisfação dos clientes internos e externos;
- Fomentar cultura de carinho para com a empresa, respeito mútuo, e busca da perfeição através da constante melhoria da qualidade.

Certificações da Qualidade

Participa dos programas de certificação de qualidade.